CURTA NOSSA FAN PAGE

1 de fevereiro de 2016

Anomalisa - o filme mais humano do ano - Blog e-Urbanidade

Filme Anomalisa
É bom assistir uma produção que saiba usar de forma contundente e completa todas as potencialidades daquela mídia e linguagem, pois é exatamente o que vemos no média-metragem, feito em animação, do novo projeto do diretor Charlie Kaufman, que concorre ao Oscar de Melhor Animação, Anomalisa. Infelizmente, concorre com Divertida Mente (que deve levar!) e nosso brasileiro, O Menino e o Mundo.

O filme conta a história Michael Stone, um escritor de sucesso especializado em atendimento ao cliente, que ao dar uma palestra em Cincinnati, decide re-encontrar um antigo amor. A partir daí encontramos um Stone atormentado pela mesmice do mundo, procurando encontrar no amor um ponto fora da curva.

Para contar a história deste escritor a beira de uma separação em um casamento com um filho, Kaufman utiliza a técnica de stop-motion, com três tipos de vozes: uma masculina (de Stone), uma feminina (de Lisa) e outra masculina (que faz todos os outros personagens, incluindo os femininos). E aí, esta a genialidade da produção, a uniformização das vozes e dos bonecos, para explicitar a massificação afetiva do personagem.

Anomalisa é um filme para assistir e discutir diante das várias possibilidades apresentadas, inclusive aproveitei para ouvir as interessantes conversas assim que o filme acabou. Aliás, sugiro ficar atento a letra da música após a tela escurecer. pois cabe a ela certo "fechamento" para o roteiro. E ainda, à multidão de vozes, nos levando a perceber as multivozes existentes no mundo, cabendo a nós percebê-las.

Bom filme, recomendo pela qualidade e belíssima história. A única coisa que chateia é concorrer ao Oscar junto com o brasileiro O Menino e o Mundo. Sabemos que é difícil levar o prêmio de Divertida Mente, mas quem sabe...

Minha opinião:
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.